Congresso Brasileiro do Leite

Dados do Trabalho


Título

EVOLUÇÃO HISTÓRICA E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO LEITE DE VACAS JERSEY EM SISTEMA COMPOST BARN: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL

Contribuição para a sociedade (opcional)

.

Introdução (obrigatório)

A bovinocultura leiteira é uma atividade agropecuária de extrema importância econômica, social e nutricional no mundo, sendo o leite um alimento fundamental na dieta de milhões de pessoas desde a infância até a vida adulta.
A qualidade do leite vem se tornando cada vez mais buscada pelo mercado consumidor e exigida pelas indústrias. Conforme a Instrução Normativa (IN) Nº 76/2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil, 2018), a qualidade do leite deve ser monitorada pela análise laboratorial da composição físico-química, Contagem de Células Somáticas (CCS), Contagem Bacteriana Total (CBT) e de Resíduos de Antimicrobianos.
A CCS constitui um importante indicador para o monitoramento da qualidade do leite e da saúde da glândula mamária nos rebanhos, por indicar a ocorrência de mastite subclínica e de possíveis perdas econômicas dela decorrentes. De acordo com Rangel et al. (2013), as perdas de produção em propriedades leiteiras no Rio Grande do Norte, são expressivas, o que demonstra a eminente necessidade de controle e monitoramento da qualidade do leite, sendo uma importante ferramenta para tomada de decisão.
O Compost Barn é uma instalação coberta com cama seca, geralmente de serragem, que melhora o conforto das vacas e permite a compostagem dos dejetos. Criado nos anos 1980 nos EUA e adotado no Brasil, esse sistema reduz custos, melhora o controle ambiental e aumenta a produtividade na bovinocultura leiteira. Ele oferece melhor conforto aos animais, facilita o acesso à alimentação, e contribui para a redução de CCS, problemas de casco e dejetos líquidos. O ambiente controlado gera dados úteis para decisões e manejo sanitário, resultando em maior produção de leite e melhor controle da qualidade. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do leite de vacas Jersey criadas em Sistema Compost Barn, no período de 2019 a 2024.

Material e métodos (obrigatório)

O presente estudo foi realizado a partir de dados históricos de qualidade do leite de vacas Jersey criadas em sistema Compost Barn, no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal/RN. Foram avaliados 50 laudos de análises laboratoriais de leite cru refrigerado, referentes aos meses de agosto de 2020 a agosto de 2024. O monitoramento da qualidade do leite do rebanho foi desenvolvido pelo Laboratório de Qualidade do Leite - LABOLEITE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Os parâmetros considerados no estudo foram composição do leite (Gordura, Proteína, Lactose, Sólidos Não Gordurosos e Sólidos Totais) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Todos os parâmetros foram avaliados seguindo os padrões estabelecidos pela IN N° 76 (Brasil, 2018). Os dados históricos foram tabulados em planilha eletrônica e submetidos à análise descritiva.

Resultados e discussão (obrigatório)

(Colocar os resultados das variáveis) Conforme observado na Figura 1, em 2019 apenas algumas amostras (X%) estão abaixo de 300 cél/ml. Nos anos de 2020, 2021 e 2022 é possível identificar a permanência dos valores acima de 300 cél/ml, ultrapassando os parâmetros sanitários estabelecidos. Em 2023 as CCS se mantêm variando, porém mantendo-se dentro dos limites aceitáveis. Já para 2024 é possível visualizar a quantidade de amostras que se encontram abaixo de 200 cél/ml, estando dentro dos parâmetros mínimos sanitários exigidos para a quantidade de CCS por glândula. O leite de qualidade é aquele que apresenta composição físico-química adequada, em termos de sólidos totais, gordura, proteína, minerais, vitaminas;  é livre de resíduos químicos; e contém baixa Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), além da de ter a preservação das características sensoriais, aroma, cor e sabor característicos. No entanto, não se trata apenas de um cumprimento da legislação vigente, mas também de perdas econômicas, podendo assim, impactar negativamente em todos os segmentos da cadeia produtiva. Para o produtor, a mastite se torna um motivo de preocupação devido à contínua ação dos microrganismos sobre a mucosa que provoca perda progressiva do epitélio secretor diminuindo, assim, a produção de leite (Sommerhauser et al., 2003). Carvalho et al. (2007), salientaram que, para a indústria, esse parâmetro se torna importante, porque altas contagens de células somáticas estão associadas a quedas no rendimento, na produção de derivados e a alterações organolépticas no leite e derivados, bem como à redução na vida de prateleira. 

Conclusão (obrigatório)

As inovações e avanços na detecção e manejo da CCS, juntamente com as melhorias e eficiências trazidas pelo sistema compost barn, mostra o quanto o sistema é eficiente para o manejo dos bovinos leiteiros. Esses avanços não só melhoram a saúde e o bem-estar dos animais, mas também aumentam a qualidade do leite produzido, tornando a produção mais sustentável e economicamente viável.

Agradecimentos (opcional)

CNPq, FAPERN

Referências bibliográficas (opcional)

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (2020). Decreto nº 10.468, de 18 de agosto de 2020. Diário Oficial da União. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/inspleite/files/2020/10/RIISPOA-ALTERADO-E ATUALIZADO2020.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
DIAS, J. A.; et al., Qualidade do leite na Amazônia. Embrapa Rondônia-Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E), 2020.
RANGEL, Adriano Henrique do Nascimento et al. Entenda por que você deve prevenir e controlar a mastite no rebanho leiteiro. Coletânea Saúde animal, n 1. Macaíba: LABOLEITE – Laboratório de Qualidade do Leite da UFRN, 2023. 26 p. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/. Acesso em: 24 jul. 2024

Área

Geral

Autores

Rafael de Lima da Silva , Kayro Cipriano de Araujo Severo, Marcos Carlos Cosme da Silva, Luis Medeiros de Lucena , Danielle Cavalcanti Sales, Emmanuella de Oliveira Moura Araújo, Adriano Henrique do Nascimento Rangel