Dados do Trabalho
Título
PANORAMA DA PRODUÇÃO LEITEIRA NO ESTADO DO CEARÁ (2012-2022)
Introdução (obrigatório)
A bovinocultura de leite no Ceará tem desempenhado um papel crucial na economia rural e no desenvolvimento socioeconômico do estado. Situado na região Nordeste do Brasil, o Ceará enfrenta desafios climáticos severos, como longos períodos de seca e irregularidade na distribuição de chuvas, fatores que impactam diretamente a produção agropecuária. No entanto, a resiliência dos produtores locais e a adoção de tecnologias inovadoras têm permitido a sustentabilidade e o crescimento da atividade leiteira.
Ao longo dos últimos anos o investimento nessas tecnologias inovadoras, somados a organização coletiva, focadas sobretudo no associativismo rural, têm permitido o crescimento e a sustentabilidade da atividade. Com o apoio de políticas públicas e a adoção de práticas sustentáveis, a bovinocultura de leite no Ceará tem potencial para continuar contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é avaliar o panorama da produção de leite no estado do Ceará, considerando o período de 2012 a 2022.
Material e métodos (obrigatório)
Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de análise descritiva que consistiu em levantamento das informações resultantes da Pesquisa Trimestral do Leite, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados do Observatório Nacional de Qualidade do Leite, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, no período compreendido entre o ano de 2012 a 2022. As variáveis avaliadas foram o número de vacas ordenhadas e o quantitativo de produção de leite cru refrigerado no estado do Ceará, por município produtor. Os dados obtidos foram consolidados, organizados em Excell, expressos em gráficos e tabelas, e submetidos a análise descritiva.
Resultados e discussão (obrigatório)
A análise dos dados revelou um padrão de crescimento das variáveis estudadas, mostrando impacto positivo da atividade no cenário do agronegócio estadual. Com relação ao número de vacas ordenhadas, foi observada tendência de queda durante os anos de 2012 a 2017, provavelmente devido episódios de estiagem prolongada observados nesse período, que fizeram com que os produtores diminuíssem o plantel em razão da escassez hídrica. Porém, os rebanhos retomaram padrão de evolução a partir de 2018, alcançando o número de 659.039 vacas ordenhadas, evolução positiva acumulada no período de 14,4%. A produtividade de leite observada no período estudado mostrou aumento efetivo de 130,4%, saindo de 461.662.000 milhões de litros de leite para 1.063.705.000 litros. Os municípios de maior produção no estado em volume de leite produzido estão elencados na Tabela 1. Considerando o universo de 184 municípios no estado, 20 deles concentram 57% do volume de produção de leite, destacando-se os municípios de Morada Nova, Iguatu, Quixeramobim, Jaguaribe, Jaguaretama e Milhã, localizados nas Bacias do Sertão Central e do Jaguaribe. O valor da produção também evoluiu positivamente, com aumento total acumulado de 399,9%, alcançando mais de dois bilhões de reais. Os resultados observados consolidam o estado do Ceará como o terceiro maior produtor de leite da região Nordeste. Comparando-se com o cenário nacional, o estado do Ceará mostra uma variação acumulada positiva na produção de leite de 129,6%, crescendo 10,36% apenas no último ano avaliado. Enquanto isso, a produção de leite no Brasil registrou variação acumulado no período de 7,15%, registrando queda de cerca de 1,62% na produção.
Conclusão (obrigatório)
A despeito dos desafios climáticos e da heterogeneidade dos sistemas de produção de leite, os resultados obtidos mostram que a produção de leite no Ceará tem assumido posição de destaque na economia do estado, consolidando assim sua posição como nova fronteira de produção de leite no país. A implantação de programas de melhoramento genético e sanitário, atualmente em curso, por entidades do setor e governos municipais, aliado ao fortalecimento de estratégias de assistência técnica e gerencial das propriedades leiteiras, tem contribuído para a elevação da produção e da produtividade dos rebanhos de bovinos do estado do Ceará.
Área
Geral
Autores
Daniel Pessoa Gomes Silva, Nayara Sousa Castro, Ana Luiza Lopes Lima, João Paulo Ricacio Braga Silva